Conceito Teológico
Não deve haver nenhum vínculo orgânico entre a igreja e o estado (Mateus 22.15–22; João 18.36). Isto significa, por um lado, que o estado não tem o direito de estabelecer uma religião ou credo oficial, nem de obrigar alguém a seguir uma religião, nem de interferir na vida interna da igreja (Atos 4.19–20; 5.29). Por outro lado, a igreja e os cristãos individuais devem respeitar o governo e cumprir os seus deveres civis (Romanos 13.1–7). A igreja não tem o direito de receber favores especiais ou sustento financeiro do governo. Todas as igrejas e outras agremiações religiosas devem ser corporações livres e auto-sustentáveis.
História
Quando a igreja nasceu, a religião oficial do Império Romano era o culto ao imperador. Isto mudou com a conversão do Imperador Constantino (morreu em 337). Eventualmente, o “cristianismo” foi feito a religião oficial e obrigatória do Império Romano. No século XVI os anabatistas fundaram igrejas de crentes independentes e autônomas e apelaram para a liberdade religiosa. Em 1608, o Pastor John Smith anglicano inconformado levou seu rebanho de 80 ingleses para a Holanda em busca de tolerância religiosa. Em 1611, publicaram uma declaração de fé que incluía a defesa da plena liberdade religiosa.
Em 1612, Thomas Helwys advogado e batista, juntamente com alguns crentes que voltaram para a Inglaterra, publicou sua “Breve Declaração do Mistério da Iniquidade”. Foi o primeiro livro sobre a defesa da liberdade religiosa na Inglaterra. Seu autor foi preso. Do outro lado do oceano, em 1635, na cidade de Boston, Roger Williams, publicou uma defesa semelhante, da liberdade religiosa e criticou a união entre a igreja e o estado como incompatíveis com a Igreja regenerada. Em 1636, durante um rigoroso inverno, o governo de Massachussets baniu-o, mas salvo e socorrido pelos índios, foi até Providence, em Rhode Island, onde fundou a primeira Igreja Batista livre das Américas. Thomas Jefferson, no final do século XVIII, defendeu a plena liberdade religiosa com o apoio dos Batistas americanos, e, em 1791, a primeira emenda foi feita à Constituição Americana, garantindo este direito à nação.
Divergências Denominacionais e/ou Heréticas
As Igrejas Católica, Ortodoxa, Anglicana, Luterana e Presbiteriana, todas têm como ideal a igreja estatal, embora permitam, hoje, a liberdade religiosa. Alguns países europeus têm religiões estatais, que são sustentadas financeiramente pelo governo. Os países muçulmanos e comunistas não fazem separação entre a igreja e o estado. Alguns grupos católicos e evangélicos permitem o uso de suas igrejas como plataforma política.